terça-feira, 24 de maio de 2011

30 Day Song Challenge - Dia 21



Melhor Show que já tenha ido... e uma música dele.

Ao contrário do B. S., gosto de ir a shows. É bastante divertido acompanhar ao vivo a execução daquelas músicas que escuto tantas vezes. É um fato curioso o de que não costumo ver muitos clipes ou shows gravados. As vezes até me surpreendo com os integrantes das bandas fazendo coisas que não esperava, como o vocalista tocando um tecladinho ou o baterista ajudando no refrão. Algumas bandas conseguem não apenas transpor aquelas musicas feitas no estúdio como chegam a superá-las, mostrando nuances das canções inesperadas ou com uma energia inédita. Mas essas são raras. Quase sempre não compensa o aperto, a espera, os banheiros fedorentos, a comida ruim e as camisetas superfaturadas. Mesmo assim continuo indo.

Claro que não fui a tantos shows como gostaria e muitas bandas das quais eu sou fã ainda são inéditas ao vivo. Por isso gosto de festivais. É uma oportunidade de ver reunidos uma boa quantidade de bandas entre desconhecidas e mainstream de uma vez só e pelo preço de um ingresso.

Foi no festival Porão do Rock de 2008 que vi um dos melhores shows da minha vida. Eram dois dias nesse ano e no primeiro ultima banda era o Suicidal Tendences. Curto Punk Rock, mas o show foi uma merda. Pura barulheira infernal, sem nenhuma diversão. Um saco. Nada se salvou aquele dia. Como tinha ingressos para os dois dias e não queria perder fui desanimado para a outra noite do festival.

Só que a banda de encerramento era o Muse. Com o palco praticamente completo. Que show. Hipnotizante. O Muse consegue fazer uma coisa que só o U2 e o Daft Punk conseguem: aliar o visual à apresentação musical de forma convincente. Não conhecia muito bem a banda, mas gostava das músicas e o que eu vi foi uma apresentação impactante. Os inglezinhos com cara de almofadinhas que cresceram a leite de pera e sucrilhos destruíram o palco. Tinham o controle do público. Levaram todos na mão. E essa música aqui me carregou junto:



Knigths of Cydonia. Épico.

3 comentários:

  1. Hum, tenho algum preconceito com os caras. Não sei bem a razão. As músicas são legais, há uma pegada na guitarra que me agrada, o vocal é normal, mas mesmo assim não me agrada. Talvez se deva pelo fato que eles tentem se parecer com o U2, que hoje eu não gosto mais.

    ResponderExcluir
  2. Entendo. Isso se chama nos meios científicos de "recalque indie". Tem a ver com complexo de Édipo, ter sido abusado quando criança e coisa e tal. A boa notícia que é tratável. Com alguns anos de terapia vc se livra disso.

    ResponderExcluir
  3. Heheheheheh Recalque indie? O próprio Muse aspira a ser indie.

    ResponderExcluir

Diga alguma coisa!