domingo, 25 de janeiro de 2009

Willy Wonka




Para não decepcionar ninguém farei esta postagem (sim, estou evitando o máximo possível usar expressões em inglês!!!) sobre cinema...


Acabei de assistir ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, na versão nova do Tim Burton, e sabe que acabei gostando muito mais do que quando eu o assisti quando do lançamento, apesar de, na época, não parar de escutar/cantarolar a musica-chiclete que as marionetes cantam quando as crianças chegam na fábrica:


“Willy Wonka, Willy Wonka

the amazing chocolatier

Willy Wonka, Willy Wonka
Everybody give a cheer!”


Bem, para eu, que sou de outra geração (ai, ai), a comparação com a versão antiga, que tinha o Gene Wilder no papel do dono da fábrica, é inevitável. Aliás, quando o filme de 1971 saiu em DVD comprei e assisti assim que eu pude, sob protestos da minha irmã que não é muito fã dele, só posso dizer que realmente crianças são ingênuas!! Nunca tinha reparado quanto o Willy Wonka de Gene Wilder é cínico, quando ele vê alguma das crianças em perigo, que o filme deixa subentendido que na verdade são armadilhas e não acidentes, ele expressa um olhar quase que prazeroso, como se mais uma parte do plano estivesse dando certo, quando você é adulto percebe que ele é um tanto sádico!!! Um horror!! (sempre digo eu as crianças sobreviveram aos anos 80!!)



Então, eu simpatizava muito com os Oompa Loompas anões de cabelos verdes e pele alaranjada eles eram mais infantis e cantavam aquela música com refrão grudento e fofo, eles eram um tremendo sucesso com a criançada, e a musica nunca passava dublada, sempre legendada, o que não nos impedia de “apreciar” a boa musica!!!


“Oompa loompa doompadee doo

I've got a perfect puzzle for you

Oompa loompa, doompadah dee

If you are wise you'll listen me.”




Os Oompa Loompas modernos não são tão carismáticos, bem acho que pode ser pelo fato deles serem replicados por computação gráfica.




Mas no geral, fora o meu apego saudosista e infantil ao filme de 1971, a Fábrica nova é muito mais atraente, principalmente para quem gosta do visual dos filmes do Tim Burton; e, segundo o que eu andei lendo pelos oráculos da net, bem mais fiel ao livro homônimo de Roald Dahl que o filme anterior. Dizem até que ele brigou com o estúdio e não liberou os direitos da continuação, “Charlie e o grande elevador de vidro”, por causa das alterações daquele filme.


Quem não lembra das cinco crianças que acham os tickets dourados para entrar na fábrica dos sonhos de qualquer criança do mundo: Augustus Gloop o glutão que cai no rio de chocolate, Violet Beauregarde que sempre me dava nojo com aquele chiclete sem gosto por ficar dias mastigando, ela incha muito após comer o chiclete que vale como uma refeição completa, Veruca Salt que é mimada demais pra seu próprio bem e é jogada no incinerador por ser considerada uma noz ruim (ou ovo ruim na versão antiga), Mike Teavee que eu sempre achei chatinho com aquele vício em tv (será que sou eu??) que fica reduzido por se tele-transportar para dentro da tv e Charlie Bucket que é um garotinho pobre, pobre...




Aqui você pode assistri ao trailer do filme antigo.




E aqui do novo, tendo como música tema a já citada lá no início da mensagem.



todas as imagens postadas aqui foram achadas na rede e as fontes podem ser acessadas clicando sobre elas.

____________________________________________


Na minha busca por dados para escrever este texto eu me deparei com uma bizarrice, a garotinha que representava a Veruca Salt, a criança mimada, no filme antigo tem um sitio muito estranho onde ela se proclama a Veruca original e tem uma galeria de imagens de itens de colecionador referentes ao filme.

____________________________________________


Aliá a Nestlé lançou, aproveitando a publicidade gerada pelo filme, uma linha de produtos chamada Wonka Candies que pode ser encontrada por aqui em algumas panificadoras e lojinhas de aeroporto, sempre por preços salgadíssimos!!! O único produto que eu experimentei foi uma bala chamada Gobstopper que muda de sabor a cada camada degustada, é uma delícia!!! Só achei que as embalagens das barras de chocolate podiam ser vermelhas como nos filmes e não roxas!!!



2 comentários:

  1. Quero um daqueles chicletes que nunca perdem o gosto... O problema seria guardá-los para usar depois...

    ResponderExcluir
  2. Nao são chicletes! sao balas, se tentar mastigar um desses ficara sem dentes! Sao para criancas que ganham muito pouco de mesada...

    rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    nao sou tao louca de assistir tanto e praticamente ter decorado. Meu filho de seis anos que pirou no filme e ve quase toda noite(eu amava quando crianca e ameiiiiiiiiiii e segunda versao, especialmente o Wonka dandi do Depp)

    ResponderExcluir

Diga alguma coisa!