Viver em Brasília é conviver com criações originais e criativas do melhor do modernismo brasileiro e também com bobagens arquitetonicas horríveis. Não sei por que existem tantos e tão pródigos exemplos (inclusive do nosso Oscar Niemeyer, mas isso é assunto para outro post), mas chuto que é o puro desleixo brasileiro e a mania de acreditar que qualquer projeto que se assemelhe a uma figura geométrica qualquer feito de concreto armado seja “modernista”. Vejamos este belo exemplo:
Este é o edifício da CEB (Companhia Energética de Brasília, empresa estatal que fornece energia elétrica no DF), no início da Asa Norte (aqui). Fico imaginando o que o arquiteto responsável pensou ao receber a encomenda:
- Ei, já temos aqui em Brasília semi-esferas, paralelogramos, paralelepípedos e até um em formato trapezoidal, por que não uma pirâmide???
- Genial! (estagiário puxa-saco)
- E se além disso ela for vazada e sem o topo? (arquiteto responsável)
- Genial!! (estagiário puxa-saco)
- E mais. E se ela tiver em volta um fosso, como nos antigos castelos medievais, sugerindo uma aproximação mística entre a Europa e o antigo Egito? (arquiteto responsável)
- Tri-genial (o estagiário puxa-saco era gaúcho).
Deu nisso:
Algum tempo depois algum chefe da companhia, cansado de esquentar a cabeça sob o sol de agosto para chegar ao prédio resolveu fazer uma marquise de policarbonato para a entrada principal. Baixando o espírito de Le Corbusier, quis fazer ele mesmo o desenho da fachada. Pensou, pensou e decidiu: Por que não um triangulo invertido?
Deu nisso aqui:
Ridículo.
Preferiria trabalhar consertando poste em dia de trovoada a ter que trabalhar ali…
muita pouca cultara sua!
ResponderExcluirMuito feio mesmo. Deveria ter sido proibida a construção desse prédio. A passarela e a marquise então é monsruoso.
ResponderExcluirBando de inúteis. Dizem isso só porque estão acostumados a morar em caixa de sapato. Pqp.
ResponderExcluirSe a crítica não é construtiva, mantenha a boca
fechada ou os dedos longe do teclado.
Não entendi o ultimo comentário. É em relação ao conteúdo do Post ou aos próprios comentários?
ResponderExcluirSe for em relação ao conteúdo, me espanta alguém argumentar que só as críticas "construtivas" são válidas. Para mim isso é sintoma da "síndrome do cordeirinho", de aceitar apenas aqueles comentários simpáticos, ou no máximo agridoces, que não pertubem a paz social.
Continuo achando feio e ponto.
Qual é o endereço deste edifício...nao consegui localizar no google....quero vê-lo de perto pra poder opinar... por foto fica difícil.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFica no início da L2 Norte.
ResponderExcluirO Link do Google Maps é aqui:
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=-15.788547,+-47.872399&sll=-15.788733,-47.872399&sspn=0.006742,0.011362&ie=UTF8&ll=-15.787071,-47.873343&spn=0.006742,0.011362&t=h&z=17