Olá. Como primeiro post neste novo projeto coletivo que é o Entidade Marrom™ pretendo narrar minha busca por um smartphone para meu uso pessoal. Quando comprei meu primeiro notebook no ano passado, descobri as maravilhas do Wi-Fi, ou wireless se preferirem. A possibilidade de ter Internet em qualquer lugar é, pra dizer o mínimo, encantadora. Logo quis que todos as minhas novas aquisições fizessem uso dessa maravilha. Porém um laptop não é muito prático se você quer apenas checar os seus e-mails ou fazer uma pesquisa na Wikipédia para tirar uma dúvida (não é coleguinhas??).
Inicialmente pensei em um netbook como o Eeepc da Asus ou no Acer Aspire One, mas apesar de serem simpáticos e relativamente baratos, de certa forma duplicariam as funções do laptop maior, principalmente se o uso for principalmente em casa, como é o meu caso. Um smartphone com wi-fi serviria perfeitamente para minhas necessidades, usando minha rede caseira para baixar e-mails e outras coisas e com um plano de dados razoável para os usos na “rua”.
Nas minhas buscas pela internet encontrei diversos aparelhos com características muito interessantes, e defini aquelas mais importantes e imprescindíveis. Vamos a elas:
- Wi-Fi: Óbvio. Fundamental. Não sou um heavy user mas não pretendo ficar bancando as altíssimas taxas de dados das operadoras daqui.
- Teclado Qwerty “de verdade”: Ter um smartphone e ficar digitando e-mails em tecladinho de celular não dá (ouviu N95?)
- Abrir documentos do Office e Pdf: Função básica e muito prática,
- GPS: Não é imprescindível, mas muito desejável. Não precisa explicar o porquê.
- 3G: Conexões rápidas fazem a diferença.
- Preço: O menor possível, que caiba no orçamento de um pequeno funcionário público.
Diante dessas condições, comentarei alguns aparelhos que me chamaram a atenção. Não pude mexer mais demoradamente com nenhum deles, portanto são impressões pessoais e não um comparativo.
Foi o primeiro que chamou a minha atenção. Design simpático, tamanho pequeno e um jeito despretensioso, fiquei tentado a comprá-lo imediatamente. Os planos das operadoras também não são ruins. Pode sair até de graça. Pesa contra não ter wi-fi (imperdoável) e não ser 3G, além do Palm OS estar muito desatualizado e em vias de extinção. Mesmo assim penso nele com carinho…
Tem estilo. Bonito, misturando sofisticação e uma certa jovialidade, é um aparelho de “pega” muito boa, muito agradável de manuseá-lo. Já é 3G, mas não possui wi-fi (mal, muito mal Samsung!). Roda Windows mobile 6.0, que já está mais desatualizado. Também tem preço razoável, mas é mais caro que o Centro.
Pelas especificações é um dos mais completos. Tem wi-fi, GPS com mapas integrados e integração com msn e os serviços da Microsoft. Roda Windows Mobile 6.1, o último até agora. Só não tem 3G, que não é fundamental no meu caso. Só tem um ponto negativo: é um Motorola. Isso significa barulhos irritantes a cada mensagem recebida, ligações perdidas e falta de bateria. Irritante. Não saberia dizer se por ser Windows ele tem essa péssima característica, mas é muito provável, celulares Motorola são muito carentes. Isso depõe muito contra.
É um aparelho muito interessante. Bonito, com um desenho bem resolvido, possui todas as características que procuro. O wi-fi é muito bom consegui usar até em um em exposição na Fnac aqui de Brasília. O preço é bem maior que os outros, mas bem abaixo do iPhone por exemplo. Tem um irmão “mais novo” chamado E63 que usa o mesmo shape, mas com menos recursos e com carcaça de plástico ao invés do metal do E71, ainda não lançado aqui no Brasil. O ponto negativo é ter o sistema operacional Symbian, aquele padrão dos nokias, que é eficiente nos celulares mais simples, mas é um pouco complicado nos telefones mais complexos como esse. Também não gosto do visual das janelas e dos programas. Quase entrou na categoria “talvez”.
E agora… O provável vencedor e candidato a levar os meus caraminguás!
É a aposta da Palm pra voltar com força ao mercado e disputar com o iPhone os corações e mentes dos usuários. Me causou uma ótima impressão. Tem touchscreen e um teclado físico parecido com o do Centro. O novo WebOS integra automaticamente todos os contatos de e-mail, celulares, redes sociais como o Facebook em uma única agenda. Tem uma interface muito bonita que impressionou os vários blogs que acompanharam o lançamento. Terá um carregador sem fio muito interessante. O design é muito bonito, e apesar de não gostar muito de teclados deslizantes, abriria até uma exceção para esse. O problema? Ainda não há previsão de lançamento nem nos EUA (quem dirá aqui), e a Palm parece que vai meter a faca nos consumidores. Quando chegar no Brasil o preço deverá ser muito proibitivo.
Por enquanto, prefiro esperar. 2009 vai ser um ano muito interessante nesse mercado, com a chegada de mais aparelhos rodando o Android, o SO do Google para smartphones, as próprias novidades da Palm e dos demais fabricantes, inclusive a própria Apple e o iPhone. Preços melhores seria ótimo também. Estou torcendo para isso, e vou contar as novidades que surgirem aqui no Entidade Marrom.
Hei carinha, deixou de fora os HTC... mau sapão, mau sapão!!!
ResponderExcluirOs HTCs virão em breve, espero. Provavelmente quando for falar do G1...
ResponderExcluirEngraçado como esses celulares tem me chamado a atenção. Claro que ainda acho tudo muito caro, mas no fundo já me vejo com um em mãos. Será que sou influenciavel ou realmente são necessários??
ResponderExcluir