quarta-feira, 27 de abril de 2011

4º dia - Riffs



Dia 4 do desafio. Basicamente, o dia do Rock. Como bem explicou o John, o riff é a parte marcante da música propriamente dita - identificada nos primeiros acordes e que te faz balançar a cabeça, a responsável pela criação da nação headbanger.

Para variar um pouco, estava bastante difícil decidir por um. Afinal de conta, as bandas clássicas são conhecidos por seus riffs. Led, Sabbath, Stones, Beatles, AC/DC, Kiss, Who, Nirvana... Mas aí eu abri o Media Player do trabalho e me deparei com a singela música:





RAGE!!!! Perfeita para se ouvir no trampo. Ódio, insurreição, revolta contra o sistema que te oprime. Para mim, Rage Against the Machine é a banda que todo mundo que, em algum momento da vida já pensou que o mundo, a coletividade, tá fudida, já escutou. Além dos vocais e letras do Zach, o principal para confortar nossa revolta, dizer que é normal estarmos irados com tudo e todos, são os acordes do Tom Morello. Ele é o cara: ativista político de esquerda (o mano é formado em Ciências Políticas por Harvard, sacou?), articulado, excelente compositor, e, para plagiar o John, um verdadeiro Guitar Hero.

Para completar a lista:

2º) Smashing Pumpkins - Zero (há um nome mais evocativo da revolta adolescente, cheia de fúria e, por fim, inócua? Não preciso dizer muito que, quando no colégio, era minha banda favorita - talvez junto com o Pearl Jam);
3º) EMPATE! Lynyrd Skynyrd - Sweet home Alabama (quase escapei do clichê, mas o hino dos rednecks é ducaralho);
The Clash - Should I stay or should I go (outro clichê - não dá para esquecer dos maiores representantes da "atitude punk". Riff simples, pungente e contagiante).

Um comentário:

  1. Evil Empire é um disco foda. Desde a arte da capa, que é maneirissima, com o moleque sardento com capa de super-heroi até as musicas que são fortes e urgentes. RATM é uma grande banda. Tom Morello é um guitar hero true.

    ResponderExcluir

Diga alguma coisa!