quarta-feira, 27 de abril de 2011

30 Day Song Challenge - Dia 04



Música com o melhor Riff de guitarra

Essa disputa foi acirrada. Excesso de competidores. Riffs são a parte assobiável das musicas, aquele trechinho que gruda em sua cabeça de forma indelével. Para mim, uma boa musica que se preze tem que ter um riff imediatamente identificável. Uma frase que vai se repetindo e repetindo em progressão contínua na canção. Penso que a música é uma brincadeira cerebral. Não sou neurocientista, mas acredito que ao ouvirmos uma musica o cerebro tenta prever os padrões com os quais aquela melodia vai se desenvolver. Quando acerta, há um sentimento de satisfação intensa, como se estivesse fazendo uma adivinhação. Por isso, é difícil gostar de musicas muito experimentais, que mexem com a estrutura harmônica tradicional.

Isso pode ser uma grande besteira para apresentar o meu riff favorito. Foi difícil a escolha e no fim acabei ficando com uma música que é basicamente o desenvolvimento de uma idéia, sintetizada no riff inicial, até o seu final. Com vocês, Flock of Seagulls - I Ran:


Descobri essa musica jogando o Guitar Hero de temática oitentista. Ela grudou instantaneamente na minha cabeça. Como disse, toda a musica gira em torno do "pã-rã-rã-rã" do riff, com todos os instrumentos construindo essa musica deliciosa, como brincar de pogobol.

Quase ficaram com a indicação, Muse e seu conto dos cowboys espaciais, Pearl Jam com o fluxo que não para depois de alguns dias e o Foo Fighters que ganharia fácil se a categoria fosse melhor riff bucal.

Amanhã tem mais.


Um comentário:

  1. Poxa, essa foi uma dupla surpresa. De nome eu numa iria lembrar da banda, mas assim que vi a imagemdo youtube (parada), saquei qual a música. Banda ressuscitada dos anos 1980. Além disso, um riff de teclado! O negócio saiu do clichê... Começamos a descobrir as, hum, peculiaridades de cada um.

    ResponderExcluir

Diga alguma coisa!