segunda-feira, 27 de abril de 2009

Guardião vs. Molestador



Somos animais sociais. Não há dúvida nisso. O que às vezes esquecemos é que nossas idéias e a maneira como interpretamos o mundo são oriundas de um quadro de referências (ou um idioma comum, para usar um termo do historiador Robert Darnton) compartilhado pela maioria dos indivíduos. E este quadro muta-se com o passar do tempo, influenciado por idéias, notícias, valores etc. que inovam ou cambiam nosso referencial. A figura abaixo ilustra bem a questão:


A maioria de vocês, 6 leitores, ao ver a imagem, já a associou com um sem-número de idéias: igreja, padre, criança, pedofilia, sexo oral... Mas, na década de 70, esta figura, utilizada pela Catholic Church’s Archdiocesan Youth Commission inspirava, pelo menos nos católicos, a idéia de que o padre era um excelente guardião de nossas crianças. Hoje, depois dos escândalos, padres são vistos como molestadores em potenciais por muitos indivíduos, inclusive dentro da própria igreja.

A explicação é simplista (pois não levo em consideração as especificidades culturais de cada sociedade), mas acho que consegue mostrar as mudanças na interpretação de símbolos.

Por sinal, o logo ganhou um prêmio da Art Directors Club of Los Angeles.

Dica, mais uma vez, do Soc. Images


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga alguma coisa!