quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Personagens parecidos, ou não...



Bem, conversando com Sr John, lembrei de três personagens que eu acho meio parecidos nas suas construções tanto nos roteiros quanto nas caracterizações. Todos são, ou escritores ou professores de literatura, um tanto em decadência, tanto pessoal como profissional. Aliás, eles usam cabelo meio comprido, barba por fazer e um ar totalmente desleixado.

São eles:

 image Jeff Daniel em A Lula e a Baleia

image Jeff Bridges em Provocação

imageDennis Quaid em Smart People

Não achem que eu não goste dos atores ou filmes, muito pelo contrário gosto dos três (filmes e atores) uns mais, outros menos...


5 comentários:

  1. Muito interessante a análise. E é verdade, os três estão bem parecidos (dentro dos limites físicos, claro). Acho que você eprcebeu um nicho bem interessante: o cinema, ao retratar personagens que sejam escritores/professores brilhantes, cuja carreira está na descendente, com problemas pessoais sérios (morte da esposa é recorrente na maioria; alcoolismo) etc. são representados barbudos, desalinhados, e bastante ácidos. Lembro ainda outros dois personagens que se encaixam neste perfil: o escritor vivido por Sean Connery em "Encontrando Forester" e o escritor gênio de Ed Harris em "estranha família"

    A única diferença neste estilo é a personagem de Micheal Douglas em "Garotos incríveis", um filme muito, muito bom. Ele "apenas" é um escritor/professor mal arrumado, que está com uma crise criativa, viciado em remedinhos, que tem como amante a reitora da universidade.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e Micheal Douglas não tem barba grande (está com barba por fazer), mas tb está com um leve sobrepeso - nã otão barrigudo como Dennis Quaid.

    ResponderExcluir
  3. De certa forma é um tipo de estereótipo, bastante atraente por sinal. A forma exterior "suja" serve para marcar para o espectador a imagem do intelectual que está com problemas, que aquela não seria sua forma "normal". Um escritor/professor/intelectual que fosse aquele padrão certinho de "barba feita" não teria o mesmo impacto.

    Fiquei bastante interessado em ver a Lula e a Baleia, parece ser um bom filme.

    Quanto ao Dennis Quaid, é uma boa atuação a dele em Smart People. Para mim, é bastante semelhante ao House, que poderia ser incluido na lista.

    ResponderExcluir
  4. Adiciono Robin Williams em Genio Indomavel a esta estética. Confirma tudo o q foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  5. é verdade, tinha esquecido. O psicólogo encaixa direitinho neste perfil: professor formado no MIT que dá aula em uma faculdade meia boca, com a esposa falecida, ácido, descrente e muito inteligente.

    ResponderExcluir

Diga alguma coisa!